02 outubro, 2015

NEWSLETTER SUI GENERIS


Em Julho deste ano, recebi uma distinção no 5º Concurso Literário da Papel D’Arroz Editora, pela apresentação do texto «O Casamento de Eulália». Não venci o 1º Prémio, no entanto, essa classificação em 2º Lugar veio desencadear todo um percurso que mal começou a ser trilhado. Logo após, no início de Agosto, decidi organizar a antologia «A Bíblia dos Pecadores», um projecto independente que será publicado em Dezembro com a chancela da Pastelaria Studios, e foi-me lançado, pela editora executiva responsável pelo Grupo Múltiplas Histórias (que engloba quatro editoras), o interessante desafio de dinamizar a Silkskin Editora. Aceitei o convite, com bastante agrado. Todavia, por vontade própria, só assumi funções um mês depois, no dia 1 de Setembro, como Coordenador de Projectos Literários da Silkskin Editora e Agente Literário do Grupo Múltiplas Histórias. Desde então, tarefas e projectos abundam.

Além de «A Bíblia dos Pecadores», lancei o projecto de uma nova antologia dedicada ao Natal e, em breve, organizarei o 1º Concurso Literário da Silkskin Editora, como já tornei público nas redes sociais. Existem mais projectos já aprovados, que divulgarei oportunamente, razão pela qual se tornou necessário criar um órgão de comunicação. As redes sociais ajudam, porém, tornam-se insuficientes  assim sendo, decidi lançar a «Sui Generis». Esta poderia ser a newsletter da editora, mas isso limitaria o meu campo de acção. Porque tenho, em paralelo, outros projectos (independentes) para desenvolver, optei por criar uma newsletter pessoal – a newsletter do Isidro.

A «Sui Generis» será publicada mensalmente e enviada, sem qualquer encargo, a quem a subscrever. Nesta fase inicial, tomo a liberdade de a enviar aos Autores que submeteram participações à antologia «A Bíblia dos Pecadores» e a quem solicitou informações sobre a antologia «Boas Festas» e o 1º Concurso Literário da Silkskin Editora – caso algum destes Autores não deseje continuar a recebê-la, será necessário que manifeste essa intenção.

Devo referir ainda que, tendo já tido uma longa experiência de produzir e editar, anteriormente, livros, revistas, jornais, guias turísticos, panfletos e outros materiais de propaganda durante muitos anos, em que desempenhei tarefas importantes como conceber e paginar todas essas publicações, o primeiro número da «Sui Generis» ficou aquém das minhas expectativas no que refere à apresentação gráfica – não disponho, no momento presente, de qualquer programa de paginação que me permita elaborar um bom design, tendo utilizado o Word para esse efeito. Não obstante, independentemente do modesto grafismo apresentado, considero mais importante a informação que se transmite. Procurarei melhorar esse aspecto nos próximos tempos. E talvez a «Sui Generis» evolua (a médio ou longo prazo) para um projecto mais arrojado... quiçá um jornal ou uma revista! Porque não? Se editei e dirigi a «Korpus» durante 12 anos, porque não criar uma nova publicação similar? O bichinho ficou cá...

A «Sui Generis» é gratuita. Tem periodicidade mensal e será disponibilizada a todos aqueles que a solicitarem, sejam Autores ou Leitores. Por ora, apresenta-se em ficheiro PDF e é enviada, somente, por email. Se deseja manter-se informado sobre todos os meus projectos literários, subscreva-a já. Envie um email para letras.suigeneris@gmail.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário