17 dezembro, 2015

BOAS FESTAS - OS AUTORES

E porque a editora ignorou (sabe-se lá porque carga de água!) o ficheiro que lhe enviei com as breves biografias dos 50 Autores que integram a antologia «Boas Festas», editada recentemente pela Silkskin Editora, publico as mesmas neste post. Se o Regulamento pedia que todos os Autores participantes enviassem uma nota biográfica (até dez linhas) juntamente com os textos, não entendo por que raio o apêndice com as breves biografias não foi inserido no livro. Mais uma exclusão que, sinceramente, não compreendo...



OS AUTORES


AKIRA SAMNascida na cidade de Maringá, no Paraná (Brasil), cursou Pedagogia e depois Estética, todavia, é apaixonada pela literatura, por contos e poesias, prosa e verso. Inspira-se noutras culturas e gosta de escrever sem medos ou reservas.

ALBERTINA VAZ – Nasceu em Lisboa, em 1947. É casada, tem dois filhos e quatro netas. Licenciou-se em Serviço Social, em 1972. Durante a juventude publicou poemas e alguns trabalhos em jornais e revistas. A vida profissional e familiar afastou-a da escrita, mas a vontade de escrever permaneceu intacta. Co-autora do livro «Memórias a Mil Vozes» (Chiado Editora, 2013), divulga os seus textos no blogue www.escritaevoluir.blogspot.pt.

AMÉLIA FERREIRA – Nascida em Santarém, completou apenas a quarta classe do ensino básico e é a segunda filha de cinco, de uma família pobre. Começou a trabalhar com 11 anos, para ajudar em casa. Tem 64 anos, está nos EUA e é mãe de três filhos. A poesia é o seu refúgio. Tem dois livros preparados para publicar e muitos calhamaços na gaveta.

ANA MARIA DIAS – Nasceu em 1952, na República Popular de Moçambique. Professora do 3º Ciclo e Secundário, tem participado em antologias nacionais, brasileiras e lusófonas, e tem vários livros editados (contos infanto-juvenis, crítica literária, ensaios, poesia, prosa-poética). Publicou artigos em jornais, sem a sua rubrica, através da Agência Lusa. Participou em crítica cinematográfica, promovida por Lauro António, em que arrebanhou vários primeiros lugares; tem participado em Jogos Florais, com alguns prémios.

ANA PAULA BARBOSA – Nasceu em Lisboa, nos finais dos anos 60, onde vive. Publicou alguns textos no DN Jovem. Mantém três blogues, sob pseudónimo. Trabalha em Marketing numa multinacional belga. Não escreve sob o Acordo Ortográfico de 1990.

ÂNGELA CERQUEIRA – Nasceu em Viana do Castelo, em 1976. Solicitadora desde 1999, é mãe de quatro filhos e elemento do Corpo Nacional de Escutas, no Agrupamento 343 do Senhor do Socorro. Livros publicados: «Olhares, Poesia de Ângela Cerqueira» (Edium Editores, 2012), «Retalhos» (Versbrava, 2013) e «Nas Entrelinhas do Tempo» (Edição de Autor, 2015). Participações: «Conto de Natal a 8 Mãos» (2013), volumes V e VI de «Entre o Sono e o Sonho» (Chiado Editora, 2014 e 2015), «A Muitas Mãos» (Versbrava, 2014), «Mar à Tona» (2015) e nas colectâneas da Papel D’Arroz: «Quando Amor é Cego» e «Amar S(em) Desespero» (ambas em 2015).

ANGELINA VIOLANTE – Nascida em 1977, tem 38 anos, é mãe de um menino, doméstica. Escrever sempre foi um sonho, assim como ler é uma paixão. Tem por hobbies (além de escrever e ler) bordar, montar puzzles e pintar. Também é fã de passatempos (palavras cruzadas, sopas de letras, sudoku, etc). Trabalhos publicados em colectâneas de editoras do Grupo Múltiplas Histórias: «Patas, Pêlos e Penas», «O Futuro Está Já Ali», «Poemário 2015», «A Mulher do Próximo», «Quatro Poetas», «Adivinha Quem Vem Jantar?», «Receitas Secretas» e «A Bíblia dos Pecadores».

ANTÓNIO B. FONSECA – É natural de Amarante, onde respirou os ares do Marão e, portanto, fragrâncias do grande Pascoais, que ainda conheceu, do que se orgulha. Foi bancário durante algumas décadas e, apesar de viver no mundo dos números, o que sempre o seduziu foi a escrita, que concretiza desde há cerca de quarenta anos em jornais locais e na edição de três livros. O futuro dirá o que tenha ainda para escrever.

ANTÓNIO GUEDES ALCOFORADO – Nascido em Oeiras, Piauí (Brasil), em 1968. Casado, com dois filhos. Graduado em Direito. Bancário. Católico, devoto a Nossa Senhora de Fátima e São José. Iniciante em escritos literários.

ARNALDO TEIXEIRA SANTOS – Nasceu e reside em Santo Tirso. Participações literárias: «Palavras Nossas», Vol. II (2012); «Entre o Sono e o Sonho», Tomo I, Vol. IV (2013) e Vol. V (2014); «Poesia Sem Gavetas», Parte II (2013) e Parte III (2014); «Terras Vividas e Sonhadas – Os Poetas e os Lugares» (2013); «O Mundo da Lua» (2014); «Contigo, Para Sempre: As Mais Belas Declarações de Amor» (2014); «Amantes da Poesia» (2014); «Grande Antologia de Poesia e Texto Poético da Lusofonia», Vol. I (2015); Livro Solidário Letras da Lagoa de Óbidos (2015); «As Cores do Mar» (2015); «Templo de Palavras» (2015); «Tempo Mágico» (2015); «Poetas d’Hoje», Vol. II (2015).

CARLA DE SÁ MORAIS – Nasceu em Angola, em 1961, onde viveu até aos 12 anos. Sempre teve um fascínio pelos livros e começou a escrever os primeiros poemas aos 17 anos. Vive na Suíça há mais de vinte anos. A sua prioridade foi trabalhar e educar a filha. Hoje, ela é uma jovem mulher independente e retornou à sua paixão: a escrita.

CARLA SANTOS RAMADA – Tem 39 anos, é casada, tem dois filhos e vive em Lisboa. Licenciada em Engenharia Agronómica, trabalha na sua área de formação, mas sempre teve o gosto pela escrita. Escrever liberta-a e transporta-a para outros universos. Só recentemente se aventurou a participar com um conto numa iniciativa da Chiado Editora, «Um Livro Num dia» (2015), e desde aí o bichinho da escrita renasceu em si. Participou nas colectâneas «Caprichos & Virtudes» e «Apenas Saudade», ambas da Papel D’Arroz Editora.

CARLOS ARINTO – Carlos Arinto é um pseudónimo de si próprio. Nasceu no século passado. Publicou poesia, escreveu para jornais, nunca foi à televisão. Vive (actualmente) no Minho. Tem costela alentejana, já visitou o Algarve, num dia de chuva forte. É casado e pai. Foi à tropa (quando havia guerra) e vota sempre. Gosta de Lisboa e do Porto, visita amiúde a Beira-serra, Interior. Também não é contra os castelhanos. Bebe água de Penacova. Já fez testamento: deixa os seus órgãos à Sé de Compostela. Os escritos aos leitores... se os tiver!

CHICO MULUNGU – Nasceu em 1965, reside em Guarabira-PB (Brasil) desde 1989 e é representante comercial. Publicou um livro de poemas, «Toque de União» (1987), o livro infanto-juvenil «Fio-fio Cabelos de Sapo em A Multiplicação do Ovo» (2015) e passou também a experimentar a modalidade Literatura de Cordel, tendo já títulos publicados.

DAVID SOUSA – Nascido na Vila de Fânzeres, Gondomar, em 1929, tirou o curso de Humanidades e Filosofia. Sempre se dedicou à poesia mas só edita desde 2010. Obras: «Um Canto a Luzia», «Recordações», «No Território da Cadela Virgem», «O Êxodo da Terra Prometida» e «Pequena História do Ensino em Portugal desde o Condado ao 25 de Abril» (Editora Bubok) e «O Canto do Cisne» (Editora Sinapis). Participa na coluna «Na Taberna dos Trovadores» (Facebook) e começa agora a participar no Grupo Múltiplas Histórias.

DINIZ DE SOUSA – Tem 31 anos e é Consultor Informático, apesar de ter uma formação de base em Sociologia. O gosto pela escrita foi herdado de seus pais, uma professora e um desenhador profissional, ambos leitores e escritores compulsivos. Desde pequeno que procura participar nos mais variados concursos literários.

EDUARDO FERREIRA – Sociólogo com mestrado em Língua Portuguesa, professor universitário e capacitador organizacional, obteve vários prémios em concursos literários e tem participações em antologias de contos e crónicas. É autor do livro «Do Silêncio à Satanização: O Discurso de Veja e o MST», adaptação de dissertação de mestrado.

EDUARDO OLIVEIRA – Nascido em 1996, Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, Brasil. Durante a infância, em São Paulo, teve o primeiro com o mundo das letras. Estudante de administração e apaixonado por literatura, música, teatro e cinema, está a preparar o seu primeiro romance: «A Curiosa História de Michael Legend». Cinéfilo de carteirinha e actor desde os 6 anos, participou em inúmeras peças, sendo condecorado com o Prémio de Melhor Actor, no Festival de Artes Cênicas Exato em 2014.

ESTÊVÃO DE SOUSA – Nasceu em Lisboa, em 1937. Oriundo de uma família de classe média, viveu em Angola até aos 36 anos, onde fez um curso de geologia e mecânica de solos. Já em Portugal, fez um curso de gestão e administração de empresas e exerceu funções de chefe de escritório, gerente comercial e director administrativo, em duas empresas de Coimbra. Tem seis obras de sua autoria: «Retalhos de uma Vida», «Nesta Terra Abençoada», «Tráfico no Rio Geba», «Ouro Negro», «Rapto em Londres» e «Irina – A Guerrilheira».

FERNANDA CRUZ – Nasceu em Almada em 1960, viveu em Moçambique e reside em Vila Nova de Gaia. Formou-se em arquitectura, nas Belas Artes do Porto. Cedo mostrou um grande amor pela escrita e gosta de se exprimir com palavras simples. Diz-se do povo e é para o povo que escreve. O seu trabalho, além de poesia, inclui ainda pensamentos e minicontos.

FILIPE VIEIRA BRANCO – Estudou Humanidades, seguindo depois para Ciências da Comunicação. As aulas de Guionismo e Escrita Criativa permitiram-lhe absorver técnicas para canalizar a sua criatividade. Em 2015 publicou o seu primeiro livro «O Dia em que Nasci» (Capital Books) e participou numa colectânea da mesma editora. Está actualmente a participar num projecto do Serviço Voluntário Europeu, em Itália, tendo já realizado voluntariado também em Portugal, com associações LGBT. Declara-se um activista pela igualdade de direitos e ao mesmo tempo um sonhador que busca na escrita a plena satisfação.

GUADALUPE NAVARRO – Nascida em Lima, Peru, vive no Rio de Janeiro, Brasil. Participou em diversas antologias de poesia, no Brasil e em Portugal. Em 2015, publicou o livro «Poemas da Alma», pela Pastelaria Studios Editora. A convite de Isidro Sousa, fez a sua estreia em prosa na antologia «A Bíblia dos Pecadores», com o texto «A Estátua de Sal».

ISIDRO SOUSA – Nasceu em 1973, numa aldeia remota das Terras do Demo, e vive em Lisboa. Editou a revista Korpus (1996-2008), dirigiu o jornal Púbico (2008-2012) e produz o guia turístico Lisbon Gay Guide. Desde 2014, participou em diversas obras colectivas (Portugal e Brasil) e foi distinguido com o 2º Prémio no 5º Concurso Literário da Papel D’Arroz. Além de «Boas Festas», organizou a «1ª Antologia de Literatura Homoerótica Portuguesa», patrocinada pela Câmara Municipal de Lisboa, e «A Bíblia dos Pecadores». Editará brevemente: «De Lírios», compilação de textos das várias colectâneas, «O Pranto do Cisne», colecção de contos homoeróticos, e «Juno e Java», o seu primeiro romance.

J. V. FORTE – Nasceu na Beira Baixa e trabalhou na hotelaria, em Lisboa. Como barman, serviu personalidades do universo literário que o incentivaram a partir para a escrita. Por volta dos trinta anos, foi viver para Santo Tirso, sempre escrevendo (e guardando) sonetos. É neste contexto que não resistiu à tentação de publicar dois deles neste projecto.

JOAQUIM BISPO – Reformado, ex-técnico da televisão pública, licenciado tardio em História da Arte. Alimenta um blogue antiamericano desde o assalto ao Iraque e experimenta a escrita de ficção desde 2007. Integra uma dúzia de colectâneas nos dois lados do Atlântico e colabora com a revista literária electrónica «Samizdat» desde 2008.

JOAQUIM CALADO MENDES – Nasceu em 1949, na Beira Baixa. Licenciou-se em Economia e concluiu o grau de Mestre em Gestão e Administração Pública. Colabora em blogues, escreveu no extinto jornal «O Dia» e escreve no jornal regional «Ecos da Sobreira». Foi corresponsável pela publicação dos livros «Novas Regras do Comércio Internacional» (Edição ISCSP) e «Livro-Revista de Ciência e Cultura – Série Economia» (Edição Universidade Lusíada) e é autor do romance «A Mulher Ideal» (Chiado Editora, 2013).

JORGE MANUEL RAMOS – Nasceu em 1966, em Seia, e reside em Oliveira do Hospital. Na sua poesia mostra primordialmente as preocupações sociais, facto que a torna interventiva, porém, não relega temas como o amor, a paixão e a observação da natureza. Tem dois livros editados: «As Palavras e a Vida» e «Devaneando». Participou em «Palavras de Veludo» (Orquídea Edições) e na antologia «A Bíblia dos Pecadores», organizada por Isidro Sousa com a chancela da Pastelaria Studios.

JOSÉ TEIXEIRA – Nasceu na Guiné Bissau, em 1950. Estudou na cidade de Bissau e em Lourenço Marques, ex-colónias portuguesas. Fez o Serviço Militar obrigatório em Moçambique, de 1970 a 1973. Foi funcionário bancário em Moçambique e em Portugal. Licenciou-se em Relações Internacionais Culturais e Políticas, pela Universidade do Minho em Braga. Encontra-se presentemente na situação de Reformado.

LIA MOLINA – Nascida em 1955, reside em Uberlândia (MG), Brasil. Formou-se em Psicologia e pós-graduou-se em «Metodologias do Ensino» na Universidade Federal de Uberlândia e «Saúde Pública e da Família» no Instituto Passol. Participações literárias: «Antologia Sarau Brasil 2014» e «Antologia Sarau Brasil 2015» (Vivara Editora); «Emoções Poéticas II» e «Inspiração em Verso II» (Editora Futurama); «Rede de Palavras» e «Memórias e Passagens de um Tempo» (Editora Scortecci); «Poesias Encantadas IX» (Editora Becalete); e «A Bíblia dos Pecadores» (Pastelaria Studios Editora), em Portugal.

LUCINDA MARIA – Nasceu em Oliveira do Hospital, em 1952. Ingressou na Escola do Magistério Primário da Guarda, terminou o curso em 1972 e exerceu a carreira como docente durante 32 anos. Em 2013, publicou o seu primeiro livro de poesia «Palavras Sentidas» (edição do Município de Oliveira do Hospital). Em 2014, publicou «Alma» (Corpos Editora) e, em 2015, «Divagando...» (Pastelaria Studios Editora). Participou nas obras poéticas: «Poemário 2015», «Quatro Poetas», «Som de Poetas», «A Lagoa de Óbidos, o Mar e Eu» e «Palavras de Veludo». Na prosa, participou em «A Bíblia dos Pecadores».

MANUEL ALBERGARIA – Natural de Aveiro, concluiu o Curso de Guitarra Clássica. Da sua experiência pedagógica, constam o ensino da disciplina de Educação Musical em Ciclos Preparatórios, e Guitarra Clássica no Conservatório de Música de Águeda. Como executante, integrando diversos projectos musicais, actuou em todo o País e fez digressões por alguns países da Europa, além de tocar para rádios e canais de televisão nacionais. Actualmente, divide-se entre várias actividades musicais, o ensino, a leitura e a escrita.

MANUEL AMARO MENDONÇA – Nascido em 1965, é casado, reside no concelho de Matosinhos e licenciou-se em Engenharia de Sistemas Multimédia. Apesar de sempre ligado às tecnologias de informação, manteve uma paixão pela leitura que não se esgotava nos livros técnicos, incluindo temas como História, ficção científica, sociologia e informática. Com o amor pelos livros surgiu naturalmente o gosto pela escrita. Mantém o blogue «Debaixo dos Ceus», onde divulga alguns dos seus textos, publicou o livro «Terras de Xisto e Outras Histórias» (CreateSpace, 2015) e é autor de vários contos em «Quando o Amor é Cego» e «O Poder do Vício» (ambas da Papel D’Arroz) e «A Bíblia dos Pecadores» (Pastelaria Studios).

MANUEL TIMÓTEO MATOS – Natural de Turquel (Alcobaça), tem 72 anos e é aposentado. Participa em «Apenas Saudade» (Papel D’Arroz). Sem publicação: tem 65 sonetos e 50 poemas (dez quadras cada). Hobbies: leitura e escrita (poesia e prosa).

MARCELLA REIS – Nasceu em 1984, em Goiânia (Goiás), Brasil. Obras editadas: «Era Uma Vez a Poesia...» (Chiado Editora, 2012) e «O Dia Em Que Pari Minha Mãe» (Edições Vieira da Silva, 2013). Foi classificada em 3º Lugar no Concurso Internacional de Contos de Araçatuba, venceu o concurso de SP com a peça «Beijo de Línguas» e obteve Menções Honrosas no Concurso Literário de Goiás e no Concurso Nacional de Poesia da CICDR. Fez parte dos 4º e 5º Festival Internacional de Poesia «Grito de Mulher» (CEMD – Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora), é membro académico da ALAF (Academia de Letras e Artes de Fortaleza) e participou em várias antologias poéticas e obras colectivas.

MARGARIDA PILOTO GARCIA – Natural de Lisboa, licenciada em Direito, traz em si a alma de ancestrais alentejanos e o gosto pelo mar, que muito cedo aprendeu a amar. Apaixonada por tudo o que é arte, música e dança, faz da palavra o seu maior vício, porque ler e escrever são a sua essência. Autora em mais de quarenta colectâneas de contos e de poesia, encontra sempre em si um novo rumo que a conduz à paixão da descoberta. É colaboradora de duas revistas literárias, autora do blogue «Contos de Fadas» (http://letrasnohorizonte.blogspot.com) e da página «Como se fosse o último dia».

MARIA CÔRREA – Natural da ilha da Madeira, Rosa Maria Correia Marques nasceu em 1959. Gosta de ler e de tudo o que está ligado à literatura e à arte. Gosta de poesia e de vez em quando aventura-se a escrever o que lhe vai na alma... sobre as suas memórias e sobre o que a rodeia, principalmente sobre a Natureza. Alguns pequenos contos também. Participa na antologia «A Bíblia dos Pecadores», organizada por Isidro Sousa e a Pastelaria Studios.

MARIA JOÃO PACHECO – Nasceu em Couto do Mosteiro (Santa Comba Dão), em 1967. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, foi professora durante alguns anos. Casada e mãe de quatro meninos, actualmente dedica-se apenas à educação dos mesmos. Vive na ilha de São Miguel (Açores), desde 1986. Adora animais e sonha ter uma quinta. Tem participado em campeonatos de poesia e de prosa e nas colectâneas da Papel D’Arroz.

MtM TERESA MANUEL – Nascida em 1953 em Caldas da Rainha, dividiu a infância entre a sua terra natal e Peniche. Licenciada, ligada às artes, foi professora do 2º Ciclo e 3º Ciclo. A escrita está incluída pelo seu gostar do que é belo e deixa algo de si no que escreve. Sem percurso literário, escreve para si e incentivada por quem lê o que vai mostrando. Participações: «Palavras de Veludo» (Orquídea Edições), «Premonições» (Lua de Marfim), «Receitas Secretas» (Papel D’Arroz) e «Poemário 2015» (Pastelaria Studios).

ONDINA DUARTE – Nasceu em 1960, na Figueira da Foz, aonde vive. Desde pequena que sonhava ser escritora. Concluiu o ensino secundário e ano propedêutico na área de Letras e tirou o Curso de Secretariado de Direcção, profissão que tem exercido em várias empresas. Filha de militar, desde o berço que levou uma vida itinerante, incluindo terras de África. Essas circunstâncias, bem como a sua sensibilidade, curiosidade e sede de conhecimento, conduziram-na a outras viagens, interiores, na busca do conhecimento da natureza humana.

PAULA LARANJO – Natural de Leça da Palmeira, licenciou-se em Engenharia Agronómica e reside em Faro, desde 1989. Começou a escrever poesia na adolescência. Publicou dois livros de poesia: «Reflexos» (2014) e «Essência da Alma» (2015). Participou no 1º e 2º Encontro de Poetas do Naipf Ualg (Faro), na 38ª Feira do Livro de Faro e nas obras colectivas: «Apontamentos da Margem», «Antologia Poetas de Hoje II» e «Um Grito contra a Pobreza» (estas duas do Grupo Poesia da Beira Ria).

PEDRO MIGUEL FERREIRA – Nascido em 1975, lisboeta de gema, actualmente exilado na Invicta, após uma longa estadia no nordeste brasileiro. Licenciado em Comunicação Social, é amante das letras, do cinema, das viagens e da beleza das mulheres. Para não fazer parte da enorme legião de desempregados, dedica-se à comercialização de automóveis de luxo. Nos tempos livres, rabisca textos de forma despretensiosa, lê policiais de forma quase compulsiva e vibra com os altos e baixos competitivos do seu Sporting.

RAFA GOUDARD – Nasceu em 1983, reside em Uberlândia (Minas Gerais), Brasil, e define-se como administrador, músico, pianista, poeta e compositor. Hobbies: ler livros, tocar piano, escrever poesia, andar a cavalo e estudar vários estilos de músicas.

RICARDO DE LOHEM – Nasceu em São Paulo, em 1971. É escritor, dedicado ao género ficção científica, e biólogo, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2014, lançou o primeiro romance: «Kaunan O Homem Lagarto». Presentemente, a sua actividade literária é voltada para a produção de contos, que ele chama de «Universos em Gotas».

RONAIR GAMA – Mineiro, natural de Buritis-MG, reside em Unaí-MG, Brasil. É bacharel em Teologia, professor de várias matérias de Teologia Bíblica e Sistemática, autor de três livros sobre Vida Cristã, membro fundador da Academia de Letras de Unaí e Região e amante da poesia de Adélia Prado, Mário Quintana, Emily Dickinson, Robert Frost e outros.

ROSA BRANQUINHO – Natural de Odivelas (Ferreira do Alentejo), tem o curso de Arte e Design de Interiores e Equipamentos e é professora de Artes Visuais, em Faro. Gosta de ler e escrever, mas só começou recentemente a publicar. Participações literárias: «Poema-me» (Lua de Marfim), «Palavras de Veludo» (Orquídea Edições), «Quando o Amor é Cego» (Papel D’Arroz), «Amar (s)em Desespero» (Papel D’Arroz) e «A Bíblia dos Pecadores» (Pastelaria Studios).

SARA TIMÓTEO – Publicou «Deixai-me cantar a floresta» e «Chama fria ou lucidez» em 2011 (Papiro Editora; na sequência da atribuição do 1º e do 2º lugar no 2º Concurso de Poesia Aníbal Faustino em 2009), «Refúgio Misterioso» em 2012, «Os Passos de Sólon» em 2014 (prémio Mensagem Notável atribuído pela Lua de Marfim), «Elixir Vitae» e «Os quatro ventos da alma» através da Lua de Marfim. Em 2015, publicou «O Telejornal» através dos Cadernos de Santa Maria. Tem três livros publicados nos Estados Unidos através da Spero Publishing. Venceu o concurso poético «Palavras de Veludo» da Orquídea Edições.

SÁVIO CHRISTI – Desenhista, escritor e pintor com uma visão própria do mundo e em processo de aprendizagem. As suas principais criações incluem a dupla nonsense Albert & Einstein, o grupo de patrulheiros espaciais Os Amigos do Universo e a banda musical Os Romanoz (as primeiras em quadrinhos, a terceira em livros). Obras a editar em quadrinhos: Albert & Einstein a Dupla do Barulho em «Trapaceiros em Apuros», Albert & Einstein em «A Pilantragem» e «A Poderosa Madame Místical e Misse Milenar Contra o Throll».

SÉRGIO SOLA – Formador profissional na área de informática, com um pequeno devaneio: escrever. Dedica os seus passos às calçadas de Lisboa, Évora, Olhão, Setúbal e Luanda. Nasceu em Olhão, há 52 anos. Escrevendo sobre outras coisas que não informática, expressa as suas ideias sobre temas tão (in)consequentes como a ficção científica, o amor, a incondicionalidade das coisas e outras coisas. Venceu o 5º Concurso Literário («Quando o Amor é Cego») da Papel D’Arroz. Participações: «Amar (s)em Desespero» e «O Poder do Vício» (ambas da Papel D’Arroz) e «A Bíblia dos Pecadores» (Pastelaria Studios).

SUZETE FRAGA – Nasceu em Azurém, Guimarães, em 1978. Concluiu o nível secundário em 2012, através das Novas Oportunidades. A Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares da Póvoa de Lanhoso atribuiu-lhe o Prémio do Escalão Público em Geral (maiores de 16 anos) no Concurso Literário António Celestino, no ano letivo 2011/ 2012. Exerce a sua profissão no setor têxtil, desde os 17 anos. No entanto, o sonho de enveredar no mundo da Literatura prevalece. Venceu o 6º Concurso Literário («O Poder do Vício») da Papel D’Arroz Editora. Participa nas colectâneas «Quando o Amor é Cego» e «Caprichos & Virtudes» da mesma editora e na antologia «A Bíblia dos Pecadores» (Pastelaria Studios Editora).

VÍTOR DUARTE – Nasceu em Vila do Conde, em 1963, de onde saiu aos 20 anos. Estudou na Academia Militar, onde se licenciou em Ciências Militares, e no Instituto Superior Técnico, onde se licenciou em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Nunca publicou. Actualmente, é militar e vive em Beja.



PS – Enviei este ficheiro (com as notas biográficas) à Silkskin Editora, juntamente com os oitenta textos seleccionados, no passado dia 22 de Novembro. O conflito em torno da antologia «A Bíblia dos Pecadores» desencadeou-se mais tarde (entre mim e o Grupo Múltiplas Histórias), concretamente no dia 26 de Novembro, e no dia seguinte efectivou-se o rompimento com todas as editoras desse grupo. No dia 22 de Novembro, quando enviei os textos da antologia «Boas Festas», estava previsto que «A Bíblia dos Pecadores» fosse publicada através da Pastelaria Studios. Por isso, mantenho (neste post) todas as referências à «Bíblia» tal como as enviei nesse dia. No entanto, recordo que a mesma já não será publicada através da referida editora...

1 comentário:

  1. Eu "compreendo"!... É que algumas editoras fazem um grande negócio com os co-autores e quanto mais lucro para elas melhor! Daí, cortam o mais possível em tudo: nas biografias, bibliografias, na qualidade das capas dos livros e do papel, enfim, em tudo, porque o que conta é apenas o dinheiro fácil que querem ganhar!!! É esta a tristíssima realidade, nua e crua!!! Pensam: os autores e a sua qualidade, ou não, a divulgação dos livros, que se lixem!...

    ResponderEliminar