21 janeiro, 2016

A BÍBLIA DOS PECADORES - PREFÁCIO


A origem do mal no mundo é um dos problemas mais sérios que o homem se põe a si mesmo. Também ele aparece na Bíblia. A resposta é: não é Deus a causa do mal, como pensavam os persas e outros. A causa dele deve procurar-se nas criaturas.

in Bíblia Sagrada (nota 3, página 20)
Difusora Bíblica (Missionários Capuchinhos)
12ª edição, Lisboa 1985


A obra literária que se acha nas vossas mãos revela-se uma Bíblia de pecadores porque as quarenta e quatro narrativas que a compõem foram inspiradas em passagens ou episódios da Sagrada Escritura e a autoria dos textos é da responsabilidade de quarenta e quatro humildes pecadores, o que faz desta antologia A Bíblia dos Pecadores.

No desafio difundido nas redes sociais, entre Agosto e Outubro de 2015, informávamos: «O projecto A Bíblia dos Pecadores visa seleccionar textos inéditos inspirados nas histórias da Bíblia para publicar sob a forma de um livro. Do Génesis ao Apocalipse... da tentação de Eva à ressurreição de Cristo, do fratricida Caim às batalhas sangrentas, da fuga de Jacob à libertação de um povo (Moisés), da mulher de Putifar à prostituta arrependida, da escravização de José à glória de governar, das pragas do Egipto à derrota de Golias, do amor entre Jónatas e David às peripécias de Sansão e Dalila, do prenúncio do Messias às parábolas de Jesus, da evangelização aos diversos martírios, do dilúvio às previsões apocalípticas... e muitos outros acontecimentos... Sara e Abraão, as irmãs Lia e Raquel, Salomé, Josué, Salomão, cânticos e provérbios, Sodoma e Gomorra, as armadilhas do demónio... Lázaro, João Baptista, José e Maria, os reis Magos, a condenação de Cristo, os apóstolos, os patriarcas, as profecias, o domínio do Império Romano na Terra Santa... eis alguns exemplos de personagens e eventos dentre um vastíssimo manancial que inspirará as mais variadas narrativas.» Todavia, frisávamos: «Não queremos reproduzir as histórias da Bíblia. Pretendemos criar uma “Bíblia de Pecadores” com histórias actuais baseadas em episódios (eventos ou personagens) da Bíblia.» Se bem se lançou o repto, melhor se assimilou a mensagem.

Seis dezenas de cartazes exibiram (diariamente) imagens distintas, bastante variadas e por vezes até ousadas, para todos os gostos, inspiradoras de novos enredos, outras histórias de vida, reais ou ficcionadas, em quaisquer épocas ou locais. E ninguém lhes ficou indiferente, nos dois lados do Atlântico! Resultado: quarenta e quatro textos seleccionados, redigidos em diversos géneros literários; da crónica ao conto policial, do drama à comédia, da prosa poética à biografia romanceada, da sátira à ficção científica, da fábula à peça teatral, da tragédia à aventura romântica... um pouco de tudo! Os próprios autores – trinta portugueses e catorze brasileiros – escolheram os temas que desejaram desenvolver, independentemente das suas raças, crenças, orientações sexuais, identidades de género e filosofias de vida.

Cada texto inclui (no início) uma citação da Bíblia, nomeadamente do episódio em que é inspirado, e o critério de apresentação dos mesmos baseia-se na ordenação bíblica, a partir das citações designadas. Do Génesis ao Apocalipse. Desse modo, surgem, nas primeiras páginas, as narrações inspiradas no Génesis, e nas derradeiras as tramas apocalípticas. «Foi o que Januário fez. Nu, sozinho no ateliê, ferrou os dentes, levemente, na maçã, tentando entrar no espírito da cena bíblica, anunciadora do conhecimento», eis uma frase reveladora de O Mestre, o conto que principia a nossa colecção. Nas páginas imediatas, podemos ler as peripécias de uma Eva (ainda sem filhos) ansiosa por resolver a questão da descendência na Terra, conflitos familiares baseados na tragédia de Abel, a ambição desmedida de Babel e uma sátira recheada de humor e malícia aos costumes de Sodoma e Gomorra.

Nas tramas inspiradas em episódios dos livros subsequentes (concretamente, do Levítico em diante) abunda uma vastíssima variedade de temas: adultérios e traições, angústias e arrependimentos, a dificuldade em assumir sentimentos ou de lidar com a própria sexualidade, relacionamentos inter-raciais, romantismos genuínos, a vivência do amor entre pessoas do mesmo sexo, desilusões e trapalhadas amorosas, ambições no meio empresarial ou as lutas acirradas pelo Poder, crimes em meios eclesiásticos, reflexões sobre fé, religiões, crenças ou espiritualidade, narrações sobre personalidades históricas, eventos bíblicos reflectidos na actualidade ou a necessidade de uma (nova) intervenção divina na Terra, missões humanitárias, vantagens e benefícios do voluntariado, a defesa dos Direitos Humanos ou a condição feminina em solo africano, reconfortantes diálogos com Deus e (também) sobre a Sagrada Escritura, discriminações sofridas pelos refugiados nos países de acolhimento, a visão do criminoso ante o martírio do inocente, o renascimento de um homicida, façanhas similares às de Robin dos Bosques, histórias de sensualidade e concupiscência, os caminhos mortíferos dos estupefacientes ou a sobrevivência no submundo da droga, as nefastas consequências resultantes do alistamento nas fileiras do Estado Islâmico (onde impera «só fanatismo, ódio e crueldade»), crises de consciência (como a do soldado assassino que deserta, salvando a prisioneira), o flagelo da violência doméstica e a escassez de dinheiro, sátiras ao charlatanismo de seitas ou de individualidades menos transparentes, as Marias Madalenas dos tempos modernos, os beijos de Judas, conspirações e visões apocalípticas.

O leitor encontrará todos estes temas ao longo das trezentas e setenta e oito páginas que compõem A Bíblia dos Pecadores. São temas variadíssimos, escritos por quase meia centena de autores distintos entre si, portugueses e brasileiros, com diferentes sensibilidades, culturas, idades, experiências de vida e estilos. Alguns foram já distinguidos em concursos literários e certames similares, conquistaram prémios e menções honrosas e têm obras individuais editadas, e outros fazem agora a sua estreia no universo das letras; as suas biografias (resumidas) podem ser consultadas no apêndice desta antologia.

Deixo, então, ao vosso dispor:

A Bíblia dos Pecadores – Do Génesis ao Apocalipse

Boas leituras!

Isidro Sousa

---
PS. O livro «A Bíblia dos Pecadores - Do Génesis ao Apocalipse» já está disponível para venda. Tem 44 Autores, 378 páginas, PVP 18,90 euros. É uma antologia Sui Generis com a chancela EuEdito. As encomendas podem ser feitas através do email letras.suigeneris@gmail.com ou directamente na Livraria da EuEdito, em www.euedito.com

2 comentários:

  1. Só a grande competência e responsabilidade e muita perseverança, poderiam dar estes preciosos frutos. Parabéns Isidro Sousa.

    José Teixeira

    ResponderEliminar