01 março, 2016

TORRENTE DE PAIXÕES - REGULAMENTO

TORRENTE DE PAIXÕES
 Antologia de Poesia Lusófona
Organização de Isidro Sousa
Colecção Sui Generis


«Torrente de Paixões» é um projecto literário que visa seleccionar textos subordinados ao tema das Paixões em todas as suas variantes, sob a forma de Poesia, podendo ser inéditos ou não, para publicá-los em livro, uma Antologia Poética integrada na Colecção Sui Generis, que será editada com a chancela EuEdito.

Convidamos todos os Poetas e Poetisas interessados em participar a redigirem novos poemas e submetê-los, até ao dia 30 de Junho, a esta nova Antologia, quer sob a forma de versos tradicionais com rimas ou sonetos, quer sob a forma de prosa poética, inspirados nas mais variadas Paixões que o ser humano possa experienciar.

Cada Autor pode participar com três poemas que ocupem, no máximo, uma página A4 cada um, devendo adquirir, posteriormente, um exemplar da obra finalizada; podem participar com mais poemas, se desejarem fazê-lo (até um limite de 11 poemas), desde que cumpram o Ponto 7 do Regulamento.

Todos os Autores Lusófonos são bem-vindos, incluindo aqueles que escrevem para a gaveta e nunca ousaram publicar. Eis a oportunidade da vossa estreia literária numa grandiosa obra colectiva… Participem!... Surpreendam-nos!

Leiam atentamente o Regulamento e não hesitem em contactar o Coordenador para dissipar qualquer dúvida que porventura possa existir. E bom trabalho!



REGULAMENTO | CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1.    «Torrente de Paixões» é um projecto literário integrado na Colecção Sui Generis, organizado e coordenado por Isidro Sousa, que visa seleccionar poemas, inéditos ou não, escritos na Língua Portuguesa, de Autores Lusófonos, que residam em qualquer parte do Mundo, independentemente das suas raças, crenças, orientações sexuais e identidades de género, para serem publicados num livro. Só se aceitam participações que obedeçam a este Regulamento. A utilização do Acordo Ortográfico é facultativa.

2.    Cada Autor pode apresentar 3 (três) Poemas – sob a forma de versos tradicionais e sonetos ou Prosa Poética – que ocupem, cada um deles, no máximo 1 (uma) página A4. Os poemas (revisados pelos Autores) devem ser digitados no Word, em Times New Roman, com letra tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas e parágrafos. Rejeitam-se formatos de apresentação que sejam diferentes do Word.

3.    Os poemas a serem apresentados devem reflectir de algum modo o tema das Paixões. O desenvolvimento dos mesmos (poema tradicional ou prosa poética) fica ao critério dos seus Autores. «Torrente de Paixões» não é um projecto Erótico, porém, os poemas podem conter Erotismo enquanto forma de arte, desde que devidamente enquadrado no contexto.

4.    Os poemas devem ter títulos próprios (diferentes do nome da Antologia) e ser enviados para o email letras.suigeneris@gmail.com, com a referência «TORRENTE DE PAIXÕES» na linha de assunto, até ao dia 30 de Junho de 2016. Os Autores podem assinar os poemas com Nome ou Pseudónimo – devem expressar claramente, no fim dos poemas, como pretendem assinar. Além disso, devem declarar no corpo do email que aceitam as condições do Regulamento (caso contrário, as participações serão desconsideradas) e enviar uma nota biográfica, até 5 linhas, para nosso conhecimento, uma fotografia para fins promocionais, endereço de email e contacto telefónico. O Coordenador reformulará as notas biográficas (para um apêndice no qual constarão os Autores por ordem alfabética) e ignorará informações de carácter pessoal que as mesmas possam conter (dados pessoais, nomes de familiares, etc); privilegiará somente, para efeitos de publicação, descrições, gostos ou hobbies do Autor, ano e local de nascimento, localidade onde reside e respectiva obra: participações em projectos colectivos, livros individuais, distinções, trabalhos jornalísticos, etc.

5.    A selecção dos textos será efectuada pelo Organizador e o resultado da selecção será divulgado num prazo máximo de duas semanas, após a data limite para recepção dos trabalhos. Todos os passos efectuados na produção desta obra colectiva (ou eventuais alterações ao Regulamento) serão sempre comunicados aos Autores intervenientes.

6.    Não existe taxa de inscrição. Porém, os Autores seleccionados que cumpram o Ponto 2 deste Regulamento devem adquirir 1 (um) exemplar da obra finalizada e expressar claramente esta intenção no corpo do email – caso contrário, desconsiderar-se-á a submissão dos seus poemas.

7.    Existe a possibilidade de o Autor participar com mais poemas, além dos 3 poemas referidos no Ponto 2, desde que se comprometa a adquirir (obrigatório) mais 1 livro por cada 2 poemas adicionais – até ao limite de 11 poemas. Ou seja… se participar com 5 poemas deve comprar 2 livros; se participar com 7 poemas deve comprar 3 livros; se participar com 9 poemas deve comprar 4 livros; se participar com 11 poemas deve comprar 5 livros. Nesse caso, o Autor deve fazer um contacto prévio por email, para que este Ponto do Regulamento fique devidamente clarificado.

8.    Autores Sui Generis, ou seja, que já participaram numa Antologia Sui Generis ou em qualquer outra organizada por Isidro Sousa («Boas Festas», «A Bíblia dos Pecadores», «O Beijo do Vampiro», «Vendaval de Emoções») têm disponível a Oferta de espaço para a publicação de 1 poema – podem apresentar somente 1 (um) Poema, sem obrigatoriedade de comprar o livro. O mesmo se aplica a quem submeteu participações a outras Antologias Sui Generis que estejam ainda em curso («Ninguém Leva a Mal», «Sexta-Feira 13», «Os Vigaristas»), independentemente das selecções. Se desejarem participar com mais poemas, devem cumprir o Ponto 6 ou o Ponto 7 (consoante o caso) do Regulamento.

9.    O PVP (preço de venda ao público) da Antologia será definido após a selecção de poemas e paginação do livro, tendo em conta o número de páginas da obra a ser editada. Autores participantes podem adquirir quantos exemplares pretenderem, sempre com desconto de 10% sobre o PVP. (Neste momento, ainda não se pode prever qual será o PVP, no entanto, de acordo com outras Antologias editadas, podemos referir que um livro que ronde 400 páginas – «A Bíblia dos Pecadores», por exemplo – custa cerca de 16 euros para os autores e um livro que ronde 300 páginas – «O Beijo do Vampiro», por exemplo – custa cerca de 15 euros; se o livro tiver menos páginas, o valor do mesmo será inferior.)

10. O pagamento do livro (ou dos livros) será efectuado, por Transferência Bancária (ou Paypal, no caso de Autores que residam fora de Portugal), num prazo máximo de 2 semanas após a divulgação dos poemas seleccionados (indicaremos os dados necessários, por email, a cada um) e os Autores devem enviar ao Coordenador um comprovativo de pagamento para que o mesmo seja validado. Os exemplares adquiridos serão entregues durante a sessão de apresentação da obra finalizada e enviados por CTT, após essa data, a quem não estiver presente no evento – aos envios por correio acrescem as despesas dos Correios.

11. A não liquidação do(s) respectivo(s) exemplar(es) no prazo estipulado significa incumprimento do Autor e implica a exclusão imediata dos seus poemas, salvo situações excepcionais previamente justificadas. Se não for possível excluir as participações (por razões de paginação do livro em estado avançado ou já em fase de pré-impressão), o Autor incumpridor fica inibido de participar em quaisquer outros projectos Sui Generis até que regularize a situação.

12. O envio de poemas para o email indicado no Ponto 4 implica (automaticamente) a aceitação de todas as normas deste Regulamento e a autorização dos direitos de publicação na antologia «Torrente de Paixões», sem qualquer outra contrapartida além do desconto de 10% nos exemplares adquiridos pelos Autores desta obra colectiva. A cedência de publicação será confirmada com a Transacção Bancária, do valor correspondente à aquisição dos livros, para o IBAN que será posteriormente facultado (ou para a conta Paypal) – não havendo, desse modo, necessidade de preencher qualquer documento formal, excepto a declaração no email (referida no Ponto 4) atestando que aceitam as condições do Regulamento.

13. «Torrente de Paixões» é uma Antologia Sui Generis, integrada na Colecção Sui Generis (fundada e dirigida por Isidro Sousa), que será publicada com a chancela EuEdito. As Antologias Sui Generis, representadas pelo Organizador, e a editora EuEdito não reservam a exclusividade ou os direitos dos trabalhos editados. Após o lançamento do livro, cada Autor pode utilizar livremente os seus textos noutras publicações que considere pertinentes.

14. Se porventura se verificar algum tipo de infracção na originalidade, autenticidade e autoria de um poema apresentado, será da exclusiva responsabilidade do respectivo Autor, ficando o Organizador e a Editora isentos de qualquer responsabilidade legal sobre a infracção cometida – nesse caso, o Autor em questão responderá perante a Lei por plágio, cópia indevida ou outro crime relacionado com direitos de autor.

15. Recomenda-se que os Autores adiram ao grupo «Antologias Sui Generis» no Facebook através do qual o Organizador/Coordenador se manterá em contacto permanente com todos os participantes. Os Autores podem também seguir os blogues e as páginas abaixo indicadas. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, devem contactar por email.


Desde já, estão todos convidados a participar nesta Torrente Poética de Paixões. Esperamos os vossos poemas recheados das mais variadas paixões… Surpreendam-nos! Sejam bem-vindos... e bom trabalho!


***

TORRENTE DE PAIXÕES
Uma antologia Sui Generis com a chancela EuEdito
Organização e Coordenação: Isidro Sousa
Colecção Sui Generis

Página Letras Sui Generis https://www.facebook.com/letras.suigeneris 
Blogue Letras Sui Generis http://letras-suigeneris.blogspot.pt
Página Pessoal do Organizador www.facebook.com/isidro.sousa.1
Página Literária do Organizador www.facebook.com/isidro.sousa.2
Blogue De Lírios (do Organizador) http://isidelirios.blogspot.pt


SOBRE O ORGANIZADOR

Isidro Sousa nasceu em 1973, numa aldeia remota das Terras do Demo, e vive em Lisboa. Editou a revista Korpus durante 12 anos (1996/2008), da qual foi o principal fotógrafo e redactor, dirigiu o jornal Púbico (2008/2012) e produz anualmente o guia turístico Lisbon Gay Guide, que se distribui gratuitamente em espaços específicos da comunidade LGBT. Desde 2014, participou em duas dezenas de obras colectivas (Portugal e Brasil) e foi distinguido com o 2º Prémio no 5º Concurso Literário da Papel D’Arroz Editora. Organizou e coordenou várias antologias: «1ª Antologia de Literatura Homoerótica Portuguesa» (com o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa), «A Bíblia dos Pecadores» (primeira antologia Sui Generis cujo lançamento ocorreu no dia 13 de Fevereiro deste ano) e «Boas Festas» (publicada em Dezembro de 2015 pela Silkskin Editora). Fundou e dirige a Colecção Sui Generis e tem a decorrer, presentemente, outras cinco antologias: «O Beijo do Vampiro» e «Vendaval de Emoções», ambas em fase de produção e edição; «Ninguém Leva a Mal» (submissão de contos prorrogada até 10 de Março), «Sexta-Feira 13» (submissão de contos prorrogada até 15 de Abril) e «Os Vigaristas» (submissão de contos, crónicas e poemas prorrogada até 15 de Junho). Tenciona editar brevemente: «De Lírios», uma compilação de textos publicados em várias colectâneas e concursos, «O Pranto do Cisne» (contos homoeróticos) e «Juno e Java» (romance). «Torrente de Paixões» é a nona antologia literária que organiza e coordena, sendo a sétima que integra a Colecção Sui Generis, fundada em Dezembro de 2015.


COLECÇÃO SUI GENERIS

A Bíblia dos Pecadores – Do Génesis ao Apocalipse
(44 Autores – já editada)
O Beijo do Vampiro – Antologia de Contos Vampirescos
(37 Autores – já editada)
Vendaval de Emoções – Antologia de Poesia Lusófona
(62 Autores – em fase de edição)
Ninguém Leva a Mal – Antologia de Estórias Carnavalescas
(30 Autores – em fase de produção e edição)
Sexta-Feira 13 – Antologia de Contos Assombrosos
(34 Autores – em fase produção)
Os Vigaristas – Crónicas, Poemas e Contos do Vigário
(a decorrer até 15 de Junho)
Torrente de Paixões – Antologia de Poesia Lusófona
(a decorrer até 30 de Junho)
  

1 comentário:

  1. O PVP (preço de venda ao público) da Antologia será definido após a selecção de textos e paginação do livro, tendo em conta o número de páginas da obra a ser editada. Autores participantes podem adquirir quantos exemplares pretenderem, sempre com desconto de 10% sobre o PVP, desde que os mesmos sejam adquiridos directamente à Sui Generis.

    (Neste momento, ainda não se pode prever qual será o PVP, no entanto, de acordo com outras Antologias editadas, podemos referir que um livro que ronde 400 páginas – «A Bíblia dos Pecadores», por exemplo – custa cerca de 16 euros para os Autores e um livro que ronde 300 páginas – «O Beijo do Vampiro», por exemplo – custa cerca de 15 euros; se o livro tiver menos páginas, o valor do mesmo será inferior.)

    Esta informação foi incluída no Ponto 9 dos dois últimos Regulamentos publicados (relativos às antologias «Saloios & Caipiras» e «Torrente de Paixões»), mas aplica-se a todas as Antologias Sui Generis. Será incluída em todos os próximos Regulamentos.

    ResponderEliminar