12 junho, 2016

PRÉ-APRESENTAÇÃO DE “VENDAVAL DE EMOÇÕES” NO VLADA LOUNGE


Decorreu na passada sexta-feira, dia 10 de Junho, uma pré-apresentação da antologia poética «Vendaval de Emoções» no Vlada Lounge, em Lisboa. O evento, previsto para iniciar às 21 horas, arrancou uma hora mais tarde e contou com a presença de vários autores não só de «Vendaval de Emoções» mas também de outras antologias Sui Generis.

Agendado para uma sexta-feira inserida num fim-de-semana bastante prolongado (sexta-feira, dia 10, feriado nacional, e segunda-feira, dia 13, feriado em Lisboa), teve a presença de menos autores do que gostaríamos em virtude de muitos terem aproveitado este fim-de-semana prolongado para se ausentarem de Lisboa, viajando para os mais variados destinos, e de outros, residentes na Grande Lisboa, não poderem comparecer por razões de saúde (Daniel Vicente e Sara Timóteo, por exemplo, a quem desejamos rápidas melhoras). Ainda assim, alguns (poucos, mas bons) marcaram presença, contribuindo para a realização de um «Vendaval» verdadeiramente emotivo.

Após a breve contextualização, feita por mim, Isidro Sousa, dos projectos Sui Generis em geral e da antologia «Vendaval de Emoções» em particular, cuja data para o lançamento oficial será divulgada brevemente, o poeta e dramaturgo Tito Lívio, convidado especial deste evento e de alguns projectos Sui Generis, fez uma intervenção emotiva, falando sobre si e lendo poemas de sua autoria – tendo alguns desses poemas já sido publicados em livros individuais e sendo outros ainda inéditos. A propósito, Tito Lívio divulgou-nos, em primeira mão, que levará novamente à cena, em data e local que revelará oportunamente, o espectáculo poético e musical «Verde Que Te Quero Verde», baseado nas canções e poemas do poeta andaluz Federico Garcia Lorca, que tive a honra de assistir e fotografar para a revista “Korpus” alguns anos atrás.

Seguiu-se a leitura de alguns dos duzentos poemas incluídos na nossa antologia. Eu, Isidro Sousa, comecei por ler «Vendaval» da autora Rosa Maria, um texto particularmente especial que faz a abertura da nossa antologia, cujas razões dessa abertura estarão explicadas no Prefácio. Guilherme Marques, Ana Maria Dias, Helena Lilith e Sara Guerreiro leram também outros poemas e eu, Isidro Sousa, finalizei as leituras com uma prosa poética da minha autoria, antes de o evento transitar da poesia para o espectáculo musical, intitulado «Pele», a cargo de Alexandre Garrett, também ele um autor presente nesta antologia, que animou a noite com a sua guitarra e cantou canções inéditas, de sua autoria. Aliás, Alexandre Garrett, após fazer a abertura do evento e passar-me a palavra, foi animando, com a sua guitarra, os vários poemas que foram sendo lidos ao longo da noite, antes de iniciar o seu espectáculo.

Embora a sala nem sempre estivesse cheia, como mostram as imagens, houve alguma rotatividade ao longo da noite. O autor João Almeida honrou-nos com a sua presença no início da pré-apresentação, mas não pôde permanecer durante muito tempo, por razões meramente pessoais. Várias pessoas estranhas ao universo literário, clientes habituais do Vlada Lounge e fãs de Alexandre Garrett também estiveram presentes, embora se notasse uma concentração maior junto ao balcão, situado na entrada do bar, e na esplanada do que na sala propriamente dita – onde, com alguma frequência, iam espreitar o evento, permanecendo aí por alguns minutos, para logo depois retornarem ao balcão ou à esplanada.

No final do evento, houve espaço para a confraternização entre todos os presentes, quer na sala, junto ao balcão e na esplanada, quer mais tarde numa outra associação cultural, para a qual rumaram algumas pessoas ali presentes.

Resta-me acrescentar que estas fotografias belíssimas foram feitas por um fotógrafo freelancer, Dado Goes, que gentilmente acedeu a fotografar o evento sem qualquer outra contrapartida a não ser a divulgação do seu trabalho. Dado Goes reside em Lisboa e está disponível para realizar qualquer trabalho fotográfico. Aos interessados, deixo-lhes os contactos deste fotógrafo no final deste texto.

Antes de terminar, deixo aqui um especial agradecimento ao gerente (Valdo Moreira) e ao staff do Vlada Lounge, pela cedência – já pela segunda vez – deste belíssimo espaço para a realização do nosso evento, a Alexandre Garrett, pela oportunidade da realização deste evento conjunto, a Tito Lívio, pela sua participação especial, e a todos aqueles e aquelas, autores ou não, que contribuíram de algum modo com as suas presenças e/ou intervenções para o êxito deste evento verdadeiramente emotivo.

Texto de Isidro Sousa
Fotografias de Dado Goes










DADO GOES
Telemóvel – 968 691 556
Email – dadogoesphoto@gmail.com
Página no Facebook – Dado Goes


VLADA LOUNGE
Rua Rosa Damasceno, nº 8 – Lisboa


ANTOLOGIAS SUI GENERIS
letras.suigeneris@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário