09 agosto, 2016

1º ANIVERSÁRIO COMO ANTOLOGISTA... UM ANO REALMENTE SUI GENERIS... GRAÇAS A DEUS!


Faz hoje um ano que divulguei o (meu) primeiro Regulamento, cuja imagem que ilustrava o respectivo cartaz era esta, lançando-me como antologista (ou organizador de obras colectivas)... era o Regulamento da primeira «Bíblia»... «A Bíblia dos Pecadores - Do Génesis ao Apocalipse». Tudo começou no dia 9 de Agosto de 2015. Um ano depois, estou a organizar a segunda «Bíblia»... «A Bíblia dos Pecadores - Os Três Testamentos». Pelo meio, dinamizei uma editora durante três meses, para a qual organizei a antologia «Boas Festas», e criei a Sui Generis, para a qual organizei vários projectos colectivos... tendo alguns livros já editados («A Bíblia dos Pecadores - Do Génesis ao Apocalipse», «O Beijo do Vampiro», «Vendaval de Emoções»), outros três prestes a serem editados («Ninguém Leva a Mal», «Sexta-Feira 13» e «Saloios & Caipiras», por esta ordem), dois em fase de análise e selecção de textos («Os Vigaristas» e «Torrente de Paixões») e outros dois a decorrerem até final deste mês («Devassos no Paraíso» e «A Bíblia dos Pecadores - Os Três Testamentos»); e já avancei, há relativamente poucos dias, com a antologia que se segue, «Anjos & Demónios», faltando só divulgar o regulamento.

Assim disso, desde Junho, estou a preparar a edição dos primeiros livros individuais Sui Generis, cujos lançamentos irão ocorrer já a partir de Setembro: «Almas Feridas» de Suzete Fraga (divulguei a capa do livro na passada sexta-feira), «Mar em Mim» de Rosa Marques (a capa será divulgada dentro de alguns dias) e «Amargo Amargar» da minha autoria, Isidro Sousa; aguardo que outros dois autores (um português e uma brasileira) me enviem os manuscritos dos seus livros, cujas edições com o selo Sui Generis já estão acordadas, aguardo a resposta a uma proposta que enviei há duas ou três semanas e estou a analisar outros manuscritos, para possível proposta de edição, tanto de prosa como de poesia.

No exacto espaço de doze meses... em que completo justamente hoje um ano de actividade enquanto Antologista e também me assumo, desde já, como Editor de obras individuais... é este o balanço do meu trabalho.

Embora nem tudo tenha sido facilitado... muito trabalho, muitas dores de cabeça, muitas noites mal dormidas, despedimento do emprego por justa causa devido ao facto de faltar indiscriminadamente ao trabalho para dedicar atenção à literatura, raios e trovões pelo meio ao enfrentar um grupo editorial que queria apoderar-se sem o menor escrúpulo dos meus projectos, resistindo sempre a ameaças, tentativas de sabotagem e de difamação ou desmoralização pública... apesar de todas as pedras e pedregulhos que tenho vindo a enfrentar num caminho que se revelou bastante árduo, nunca desisti... nunca permiti que me pisassem... enfrentei todas as vicissitudes de cabeça bem erguida, lutando sempre pelos meus projectos e defendendo-os de garras felinas. Apesar de todos os pesares, digo e repito: tem sido uma experiência muito gratificante, verdadeiramente enriquecedora. Só tenho a dizer... Graças a Deus!... Muitas, muitas GRAÇAS A DEUS!

E agradeço, do fundo do coração, a todos aqueles e aquelas que me deram o seu voto de confiança, desde o início, mesmo não me conhecendo, e que têm acompanhado este meu percurso verdadeiramente Sui Generis, quer participando nos projectos que organizo, quer adquirindo os livros que trago à estampa, quer colaborando noutras áreas que não a escrita... mas que também são necessárias.

Muito obrigado a todos: autores, leitores, colaboradores (designers, fotógrafos, outros parceiros), amigos... enfim, a todos que me têm prestado o seu apoio de algum modo, nem que seja, simplesmente, ouvir os meus desabafos... naqueles momentos em que me torno verdadeiramente chato.

E um grande bem haja... um forte abraço ao editor responsável pela EuEdito, a quem associei todos os projectos Sui Generis, pela confiança que em mim depositou desde o início (mesmo não me conhecendo de lado algum), pela dedicação e excelente qualidade dos livros que me apresenta (papel, impressão, acabamentos, etc) e pela amizade que se tem vindo a desenvolver entre nós. Foi o melhor parceiro que poderia ter encontrado! Obrigado, Paulo Lobo.

(Isidro Sousa)



Mais informações na página Sui Generis:

Sem comentários:

Enviar um comentário