31 agosto, 2016

O SEGUNDO LIVRO SUI GENERIS: «MAR EM MIM» DE ROSA MARQUES


É com imensa alegria que lhes apresento a capa definitiva... (sim, definitiva... depois de tantas experiências)... do segundo livro individual que será publicado com o selo Sui Generis. Digo bem: o segundo livro individual, porém, o primeiro de poesia! De uma autora que não só me é cara, mas também muito me honra ao permitir-me contribuir, de algum modo, para que o seu sonho... a sua estreia literária... se torne, brevemente, realidade: Rosa Marques.

«Mar em Mim» é uma colecção de poemas recheados de grande sensibilidade, com temas tão simples e variados quão pertinentes como a paixão da autora pelo mar que a rodeia e o seu amor às (duas) ilhas banhadas pelo Atlântico que a viram nascer/crescer e onde presentemente reside, sem olvidar o fascínio pela Natureza e toda a sua envolvência, entre alguns outros temas cuja abordagem só uma alma ou um coração amoroso e sensível como o da Rosa Marques permite fazê-lo com encanto, ternura e profundidade. Mas com o mar, ou a ambiência do mar, sempre presente... «O mar como elo fundamental para quem vive nas ilhas, sendo necessário transpô-lo para vencer as encostas íngremes da solidão. O mar amigo que fascina e atrai, mas também o mar adverso, condicionando e interpondo-se com toda a sua imponência.»

Tenho contacto regular com Rosa Marques há já algum tempo e tive o grato prazer de a conhecer pessoalmente no lançamento da primeira antologia que organizei. Conheço e tenho acompanhado o seu trabalho, os seus textos, quer na prosa, quer na poesia, ou não fosse ela uma presença cada vez mais regular nas diversas obras colectivas que vão sendo organizadas – talvez por isso (e não só) seja com um sabor verdadeiramente especial que me propus levar a cabo a tarefa de editar este belíssimo «Mar em Mim», cuja capa foi concebida por Pedro Góis, o mesmo designer de outras obras Sui Generis como «Almas Feridas», «Vendaval de Emoções» e «A Bíblia dos Pecadores».

Bem haja, Rosa Marques, pela confiança depositada e por me conceder o privilégio de cuidar e a honra de editar o seu primeiro livro individual. Muitos parabéns, pelo livro que nos oferece...

Parabenizo, igualmente, o jovem Pedro Góis pelo singelo mas belíssimo trabalho gráfico que nos propõe (a capa e contracapa de «Mar em Mim»), a quem agradeço toda a paciência que tem tido comigo, até à plena satisfação com o resultado final.

Divulgaremos, brevemente, informações mais concretas sobre esta magnífica obra Sui Generis, de uma autora Sui Generis, que a Sui Generis tem a honra de apresentar: Rosa Marques. Uma obra poética que será publicada com a qualidade e a chancela EuEdito.

Mais uma vez, Rosa Marques: parabéns!

Muitos parabéns!

(Isidro Sousa)



Sem comentários:

Enviar um comentário