22 dezembro, 2015

VENDAVAL DE EMOÇÕES - REGULAMENTO



VENDAVAL DE EMOÇÕES
Afectos e Desafectos
Antologia de Poesia Lusófona


«Vendaval de Emoções» é um projecto literário que visa seleccionar Poemas inéditos subordinados ao tema das Emoções (em todas as suas variantes), para publicá-los sob a forma de um livro... uma Antologia Poética integrada na Colecção Sui Generis, da responsabilidade do autor Isidro Sousa.

Desejamos reunir Poemas emotivos recheados dos mais variados sentimentos... afectos e desafectos em que se incluam fortes emoções como: amor, ódio, paixão, ternura, raiva, desassossego, amargura, obsessão, dor, nostalgia, felicidade, desejo, saudade… qualquer vibração motivada por algum sentimento.

O organizador/coordenador Isidro Sousa convida todos os Poetas e Poetisas interessados em participar a escreverem novos poemas e submetê-los, até dia 31 de Janeiro de 2016, a esta nova Antologia Poética, quer sob a forma de versos tradicionais com rimas ou sonetos quer sob a forma de prosa poética, inspirados nas mais variadas Emoções que o ser humano possa experienciar.

Cada Autor pode participar com dois poemas que ocupem (no máximo) uma página A4 cada um, devendo adquirir, posteriormente, um exemplar da obra finalizada; podem participar com mais poemas, se desejarem fazê-lo, desde que cumpram o Ponto 7 do Regulamento. Autores que participam nas antologias «A Bíblia dos Pecadores», «Boas Festas» e «O Beijo do Vampiro», organizadas por Isidro Sousa, têm espaço disponível para a publicação de um poema sem qualquer obrigatoriedade de compra.

Todos os Autores Lusófonos são bem-vindos, bem como aqueles que escrevem para a gaveta e nunca ousaram publicar. Eis a oportunidade da vossa estreia literária numa grandiosa obra colectiva…

Participem!... Surpreendam-nos!...


Leiam atentamente o Regulamento e não hesitem em contactar o Coordenador para dissipar qualquer dúvida. E então, vamos lá?



REGULAMENTO | CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1.   «Vendaval de Emoções» é um projecto literário independente, organizado e coordenado por Isidro Sousa, que visa seleccionar poemas inéditos, escritos na Língua Portuguesa, de Autores Lusófonos, independentemente das suas raças, crenças, orientações sexuais e identidades de género, para serem publicados num livro. Só se aceitam participações que obedeçam a este Regulamento. A utilização do Acordo Ortográfico é facultativa.

2.   Cada Autor pode apresentar 2 (dois) Poemas – sob a forma de poemas tradicionais ou Prosa Poética – que ocupem, cada um deles, no máximo 1 (uma) página A4. Os poemas (revisados pelos Autores) devem ser digitados no Word, em Times New Roman, com letra tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas e parágrafos. Rejeitam-se formatos de apresentação que sejam diferentes do Word.

3.   Os poemas a serem apresentados devem reflectir de algum modo o tema das Emoções. O desenvolvimento dos mesmos (poema tradicional ou prosa poética) fica a critério dos Autores. «Vendaval de Emoções» não é um projecto Erótico, porém, os poemas podem conter Erotismo enquanto forma de arte, desde que devidamente enquadrado no contexto.

4.   Os poemas devem ter títulos próprios (diferentes do nome da Antologia) e ser enviados para o email letras.suigeneris@gmail.com, com a referência «VENDAVAL DE EMOÇÕES» na linha de assunto, até ao dia 31 de Janeiro de 2016. Os Autores podem assinar os poemas com Nome ou Pseudónimo – devendo expressar qual deles preferem e como assinarão. Além disso, devem declarar no corpo do email que aceitam as condições do Regulamento (caso contrário, as participações serão desconsideradas) e enviar uma breve nota biográfica (até cinco linhas) para nosso conhecimento, endereço de email e contacto telefónico. Em caso de publicação, o Coordenador reformulará as notas biográficas (para integrarem um apêndice no qual constarão os autores por ordem alfabética) e ignorará qualquer informação de caracter pessoal que as mesmas possam conter.

5.   A selecção dos textos será efectuada pelo Organizador e o resultado da selecção será divulgado num prazo máximo de duas semanas, após a data limite para recepção dos trabalhos. Todos os passos efectuados na produção desta obra colectiva (ou eventuais alterações ao Regulamento) serão sempre comunicados aos Autores intervenientes.

6.   Não existe taxa de inscrição/participação. Porém, os Autores seleccionados que cumpram o Ponto 2 deste Regulamento devem adquirir 1 (um) exemplar da obra finalizada e expressar claramente esta intenção no corpo do email – caso contrário, desconsiderar-se-á a submissão do texto.

7.   Existe a possibilidade de o Autor participar com mais poemas, além dos dois referidos no Ponto 2, desde que se comprometa a adquirir (obrigatório!) mais um livro por cada dois poemas adicionais – até ao limite de 10 (dez) poemas. Ou seja… se participar com 4 poemas, deve comprar 2 livros; se participar com 6 poemas, deve comprar 3 livros; se participar com 8 poemas, deve comprar 4 livros; se participar com 10 poemas, deve comprar 5 livros. Se for este o caso, o Autor deve fazer uma comunicação prévia por email, para que este ponto fique devidamente clarificado.

8.   Autores que já participaram em pelo menos uma Antologia organizada por Isidro Sousa («A Bíblia dos Pecadores», «Boas Festas» ou «O Beijo do Vampiro») têm disponível a Oferta de espaço para a publicação de um poema. Podem apresentar somente 1 (um) Poema, sem obrigatoriedade de comprar o livro. Se desejarem participar com mais poemas, devem cumprir o Ponto 6 ou o Ponto 7 (consoante os casos) do Regulamento.

9.   O PVP (preço de venda ao público) da Antologia será definido após a selecção de textos e paginação do livro, tendo em conta o número de páginas da obra a ser editada. Autores participantes podem adquirir todos os exemplares que pretenderem, sempre com desconto de 10% sobre o PVP.

10.       O pagamento do livro (ou dos livros) será efectuado, por transferência bancária, num prazo máximo de duas semanas após a divulgação dos textos seleccionados (indicaremos os dados necessários, por email, a cada um) e os Autores devem enviar ao Coordenador um comprovativo de pagamento para que o mesmo seja validado. Os exemplares adquiridos serão entregues durante a sessão de apresentação da obra finalizada e enviados por CTT, após essa data, a quem não estiver presente no lançamento – para fora de Portugal acrescem as despesas dos Correios.

11.       A não liquidação do(s) respectivo(s) exemplar(es) no prazo estipulado significa incumprimento do Autor e implica a exclusão imediata dos seus textos, salvo situações excepcionais previamente justificadas. Se não for possível excluir essas participações (por razões de paginação do livro em estado avançado ou já em fase de pré-impressão), o Autor incumpridor fica inibido de participar em quaisquer outros projectos literários organizados para a Colecção Sui Generis até que regularize a situação.

12.       O envio de um texto para o email indicado no Ponto 4 implica (automaticamente) a aceitação de todas as normas deste Regulamento e a autorização dos direitos de publicação na antologia «Vendaval de Emoções», sem qualquer outra contrapartida além do desconto de 10% nos exemplares adquiridos pelos Autores desta obra colectiva. A cedência de publicação será confirmada com a Transferência Bancária, do valor correspondente à aquisição dos livros, para o NIB que será posteriormente facultado – não havendo, desse modo, necessidade de preencher qualquer documento formal, excepto a declaração no email (referida no Ponto 4) atestando que aceitam as condições do Regulamento. A antologia «Vendaval de Emoções» será integrada na Colecção Sui Generis e a editora que a publicará será divulgada logo após o resultado da selecção dos textos e a mesma (assim como o Organizador) não reserva a exclusividade ou os direitos dos trabalhos editados. Cada Autor pode utilizar os seus poemas noutras publicações que considere pertinentes.

13.       Recomenda-se que os Autores adiram ao grupo «Antologias Sui Generis» no Facebook através do qual o Organizador/Coordenador se manterá em contacto permanente com todos os participantes. Os Autores podem também seguir o blogue e as páginas abaixo indicadas. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, devem contactar por email.


Desde já, estão todos convidados a participar neste Vendaval Poético de Emoções. Esperamos os vossos poemas recheados dos mais variados sentimentos… Surpreendam-nos! Sejam bem-vindos... e bom trabalho!



VENDAVAL DE EMOÇÕES
Antologia de Poesia Lusófona
Colecção Sui Generis

Organização e Coordenação: Isidro Sousa
Página Pessoal do Organizador www.facebook.com/isidro.sousa.1
Página Literária do Organizador www.facebook.com/isidro.sousa.2
Blogue De Lírios http://isidelirios.blogspot.pt


SOBRE O ORGANIZADOR
Isidro Sousa nasceu em 1973, numa aldeia remota das Terras do Demo, e vive na cidade de Lisboa. Editou a revista Korpus durante 12 anos (1996/2008), da qual foi o principal fotógrafo e redactor, dirigiu o jornal Púbico (2008/2012) e produz anualmente o guia turístico Lisbon Gay Guide, que se distribui gratuitamente em espaços específicos da comunidade LGBT. Desde 2014, participou em duas dezenas de obras colectivas (Portugal e Brasil) e foi distinguido com o 2º Prémio no 5º Concurso Literário da Papel D’Arroz Editora. Organizou e coordenou três antologias: «1ª Antologia de Literatura Homoerótica Portuguesa» (com o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa), «A Bíblia dos Pecadores» (a ser publicada brevemente) e «Boas Festas» (para a Silkskin Editora). Presentemente, está a organizar a antologia «O Beijo do Vampiro» (com submissão de textos até 15 de Janeiro de 2016) e tenciona, durante o próximo ano, editar: «De Lírios», uma compilação de textos publicados em várias colectâneas e concursos, «O Pranto do Cisne» (contos homoeróticos) e «Juno e Java» (romance). «Vendaval de Emoções» é a quinta antologia literária que organiza e coordena, sendo a primeira somente de Poesia.

17 comentários:

  1. O vendaval já vai a caminho Isidro Sousa, e espero que repeleto de emoções...Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Jorge. Cá esperamos por essas emoções... para transformá-las num real vendaval. Abraços e um excelente Ano Novo. Boas entradas!

      Eliminar
    2. Gostava de participar...tentei visualizar o link mas diz que não está disponivel...a página pessoal também diz não existir ?

      Eliminar
    3. Bom dia, Amélia Henriques. Tenho este blogue e uma página (evento) criada no Facebook para esta antologia. No entanto, a informação completa sobre o projecto «Vendaval de Emoções» é a que se encontra publicada neste blogue: é este o regulamento. Se tiver alguma dúvida, disponha. Pode contactar-nos por e-mail, pelo Facebook ou mesmo por aqui. E aguardamos a sua participação.

      Eliminar
  2. Isidro, aceita autores brasileiros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim!
      Essa informação está bem clara na introdução, quando se refere aos Autores Lusófonos (brasileiros incluídos), e também no Ponto 1 do Regulamento:

      «1. «Vendaval de Emoções» é um projecto literário independente, organizado e coordenado por Isidro Sousa, que visa seleccionar poemas inéditos, escritos na Língua Portuguesa, de Autores Lusófonos, independentemente das suas raças, crenças, orientações sexuais e identidades de género, para serem publicados num livro.»

      Eliminar
    2. Bom dia Isidro!Vou enviar-lhe 3 poemas ate dia 31 de Janeiro!Boas entradas :-)

      Eliminar
    3. Bem haja, Nair Soares. Aguardamos os seus poemas com expectativa. Seja bem-vinda a este «Vendaval de Emoções» e feliz Ano Novo!

      Eliminar
  3. Caro escritor, estou muito ansiosa por participar pela primeira vez de uma obra literária. Vou enviar um poema lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Dulcélia. Seja muito bem-vinda a este «Vendaval de Emoções»! Há sempre uma primeira vez para tudo... e eu sinto-me honrado por ver várias pessoas a fazerem as suas estreias literárias nos projectos que tenho vindo a organizar. Aguardo com expectativa a sua participação.

      PS: Pode participar com dois poemas no mínimo; ou mais, se desejar. Mas também pode participar somente com um... é como você mesma preferir; sinta-se à vontade.

      Eliminar
  4. Boa tarde. Parabéns pela iniciativa do Vendaval de Emoções.Já enviei meus poemas, espero sinceramente que goste da tradução da minh'alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pela sua participação, Scarleth Menezes.
      Acusarei formalmente a recepção do seu e-mail.
      Isidro Sousa

      Eliminar
  5. Sou brasileiro e vou enviar dois poemas para participar. Gostaria de saber qual o valor do exemplar que devo adquirir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Agmael Lima. Só será possível definir o valor do exemplar após a selecção dos poemas. É necessário verificar quantas páginas o livro terá, para que se possa afixar o preço. Pode enviar os seus poemas até 9 de Fevereiro.

      Eliminar
  6. Como faço para me escrever?Li todo o texto e não consegui visualizar onde se faz a inscrição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta enviar os seus poemas para o email que consta no Ponto 4 do Regulamento (letras.suigeneris@gmail.com). Pode participar até ao dia 9 de Fevereiro.

      Eliminar
  7. O PVP (preço de venda ao público) da Antologia será definido após a selecção de textos e paginação do livro, tendo em conta o número de páginas da obra a ser editada. Autores participantes podem adquirir quantos exemplares pretenderem, sempre com desconto de 10% sobre o PVP, desde que os mesmos sejam adquiridos directamente à Sui Generis.

    (Neste momento, ainda não se pode prever qual será o PVP, no entanto, de acordo com outras Antologias editadas, podemos referir que um livro que ronde 400 páginas – «A Bíblia dos Pecadores», por exemplo – custa cerca de 16 euros para os Autores e um livro que ronde 300 páginas – «O Beijo do Vampiro», por exemplo – custa cerca de 15 euros; se o livro tiver menos páginas, o valor do mesmo será inferior.)

    Esta informação foi incluída no Ponto 9 dos dois últimos Regulamentos publicados (relativos às antologias «Saloios & Caipiras» e «Torrente de Paixões»), mas aplica-se a todas as Antologias Sui Generis. Será incluída em todos os próximos Regulamentos.

    ResponderEliminar