10 julho, 2016

VENDAVAL DE EMOÇÕES - PREFÁCIO



PREFÁCIO
  

Li o poema Vendaval, que principia esta obra poética nas páginas iniciais, em Dezembro de 2014. O fascínio que a poesia me despertava até essa época era quase nulo. Na verdade, preferi sempre, desde a adolescência, as narrativas, tanto a nível de leitura como de escrita. Este poema, porém, prendeu-me a atenção; despertou algo no meu íntimo. Li-o e reli-o. Mexeu verdadeiramente comigo! Ficou-me no ouvido. Meses volvidos, um impulso fez-me experimentar escrever poesia sob a forma de prosa poética e (logo após) também um soneto e poemas tradicionais com rimas e versos. Submeti-os a obras colectivas de diversas editoras e conheci pessoalmente, na sessão de lançamento de um desses livros, em Junho de 2015, a autora deste belíssimo Vendaval: Rosa Maria. Uma mulher magnânima, sensível, delicada. Simpatia e admiração recíproca.

No final desse ano, já depois de ter desenvolvido as primeiras antologias em prosa, decidi organizar uma obra poética. Enquanto delineava o projecto, ocorreu-me, por mero acaso, o nome Vendaval de Emoções para título. Nesses dias, o poema Vendaval não se achava presente na minha mente. Lembrei dele mais tarde, ao ler um texto da Rosa Maria no Facebook. Procurei-o imediatamente. Reli-o. O mesmo fascínio! O mesmo encanto! O mesmo deslumbre! E agora uma nova emoção... uma inexplicável perturbação. Como se tivesse criado o projecto da antologia baseando-me no poema Vendaval. Mas não. Vendaval de Emoções surgiu-me espontaneamente na mente sem sequer me lembrar do poema. Uma feliz coincidência; emocionou-me quando disso me apercebi. (Ou terá sido o subconsciente a pregar uma partida?). Expus à Rosa Maria o que sucedera e convidei-a a honrar-nos com a presença do seu belíssimo Vendaval nas páginas iniciais deste livro. Porque o poema e a antologia, que por acaso até partilham o mesmo nome nos títulos, parecem ter sido concebidos um para o outro. Coisas do destino! A autora teve a gentileza de o ceder imediatamente para publicação e disponibilizou outros para apreciação. Poemas lindíssimos, poderosos, recheados de emoções. Como pronunciou o poeta Eugénio de Andrade, quem recusa uma flor?

É sobre o tema das emoções que versam os textos poéticos incluídos neste livro. A emoção é uma experiência subjectiva associada ao temperamento, à personalidade e à motivação, podendo ocorrer em segundos (surpresa) como durar anos (amor). Existe uma distinção entre a emoção e os resultados da emoção, principalmente os comportamentos gerados e as expressões emocionais. As pessoas comportam-se frequentemente de certo modo como um resultado directo dos seus estados emocionais (chorar, lutar, fugir); raiva e desgosto podem ser combinados com desprezo e um homem irritável sente irritação mais facilmente do que outros. Estados afectivos podem também incluir fenómenos relacionados, como o prazer e a dor, estados motivacionais (fome, curiosidade), temperamentos, disposições e particularidades do indivíduo.

A acepção mais antiga do termo emoção é “agitação popular, desordem” (antes de começar a ser usado, no início do século XVII, em Portugal), sendo, posteriormente, documentado no sentido de “agitação da mente ou do espírito”. Esta palavra aparece normalmente a denotar a natureza imediata dessa agitação nos humanos e a forma em que é experimentada por eles, ainda que em algumas culturas e em certos modos de pensamento seja atribuída a todos os seres vivos.

E a lista de emoções é colossal. Enumerá-las todas seria fastidioso. Agressividade, angústia, ciúme, deslumbramento, euforia, excitação, felicidade, frustração, inveja, luxúria, melancolia, nojo, nostalgia, ódio...

 Esta antologia reúne 192 textos poéticos (poemas tradicionais e prosa poética), ordenados alfabeticamente pelos títulos, de 57 autores lusófonos – 38 Portugueses, 18 Brasileiros e uma Romena – que se exprimem sobre emoções. Cada texto é apresentado num género ou estilo diferente e todos os autores, cujas notas biográficas podem ser lidas nas páginas finais, são importantes. Alguns já viram os seus trabalhos premiados em concursos literários, campeonatos poéticos e certames similares, muitos têm obras individuais editadas e outros publicam agora, pela primeira vez, os seus poemas num livro. Destaco somente a presença de um convidado especial: o poeta e dramaturgo Tito Lívio, que nos ofertou alguns textos inéditos, escritos durante a sua juventude, entre os 22 e os 30 anos. Os mesmos encontram-se espalhados ao longo da obra que tendes nas mãos, tal como os poemas da poetisa Rosa Maria.

Cada texto contém uma emoção; alguns abordam várias emoções. Mas podemos considerar: cada poema, uma emoção. O que transforma esta antologia num verdadeiro Vendaval de Emoções.

Isidro Sousa






Edições Sui Generis 

Sessão de lançamento de «Vendaval de Emoções»
Sábado 16 de Julho | 18,00 horas | Vlada Lounge
Rua Rosa Damasceno, nº 8, Lisboa

Campanha Especial Lançamento: 16,00 euros
Pedidos e Reservas pelo email: letras.suigeneris@gmail.com 


Sem comentários:

Enviar um comentário