17 fevereiro, 2016

OS VIGARISTAS - REGULAMENTO

OS VIGARISTAS
Crónicas, Poemas e Contos do Vigário
Organização e Coordenação: Isidro Sousa
Antologias Sui Generis


«Os Vigaristas» é um projecto literário que visa seleccionar textos inéditos sobre vigaristas, para publicá-los sob a forma de livro, uma antologia de Crónicas, Poemas e Contos do Vigário integrada na Colecção Sui Generis, dirigida por Isidro Sousa, a ser editada com a chancela da EuEdito.

Segundo a Vikipédia, o vigarista é alguém especializado em «enganar outras pessoas, passando a ser considerado um criminoso quando os seus actos têm consequências graves, como obter lucros ilícitos, ganhando dinheiro através de fraude, enganando, mentindo e encenando situações que levam os mais ingénuos ou gananciosos a acreditar que estão a fazer um bom negócio mas, na verdade, estão a ser ludibriados». E ao contrário do que se possa pensar, acrescenta a Vikipédia, «um vigarista tem boa aparência, transmite confiança, é esperto e tem a capacidade de assumir a aparência necessária para lidar com a situação do momento, tanto podendo ser do sexo masculino como feminino, sendo charmosos e persuasivos», frisando que «existem imensos tipos de vigaristas, sendo praticamente impossível descrevê-los a todos; normalmente, são descritos pelo tipo de vigarices que praticam, que podem ir desde variações de golpes centenários à criação de golpes originais e à utilização das novas tecnologias e mesmo à forma de tornear as leis. Os tipos mais comuns são os vigaristas de negócios, de empréstimos, de rua e da Internet.» A mesma enciclopédia aponta outros termos para definir um vigarista (embusteiro, trapaceiro, velhaco, charlatão e golpista), refere que, no Brasil, são também conhecidos por enganador, fraudador, estelionatário e 171 (número do artigo do Código Penal brasileiro para o crime de estelionato) e esclarece que a palavra «vigarista» deriva de “Conto do Vigário”, expressão usada para descrever de forma genérica qualquer tipo de história que pareça verdadeira mas que, de facto, não o é e tem como único objectivo induzir quem a ouve a desembolsar dinheiro.

Posta esta definição, questionamos: quem não conhece vigaristas? No prédio ou na rua onde vive, no ambiente de trabalho, no café, na discoteca, no baile da paróquia, na associação cultural, nos santuários que frequenta, nas instituições, na empresa a que recorre para contratar um serviço, em qualquer lugar... Quem não conhece vigaristas daqueles bem simpáticos, dissimulados, sonsos, porém, amorosos e cativantes, podendo ser mesmo fascinantes, com sorrisos manhosos, falinhas mansas e olhares de deleite, algo carismáticos, aparentemente acima de qualquer suspeita, que no início fazem de tudo para meter as pessoas no coração, mas... quando menos se espera... eis a desilusão! Metem-lhes uma faca nas costas sem qualquer hesitação! Quem de vós nunca se sentiu ludibriado... enganado... vigarizado? No contrato que assinou, no serviço que não lhe foi prestado, no dinheiro emprestado, nos «direitos» nunca vistos, no amor nunca recebido, até mesmo no casamento que não resultou (o famoso «golpe do baú»)... enfim, em tantas situações da vida quotidiana. Afinal, quem nunca se deixou levar pela Cantiga do Bandido?

O organizador/coordenador convida todos os Autores interessados em participar neste projecto a redigirem um texto subordinado ao tema dos vigaristas e submetê-lo ao processo de selecção para esta nova Antologia Sui Generis. Pode ser um Conto do Vigário, uma Cantiga do Bandido, uma Estória do Arco da Velha. Pode ser drama, sátira, comédia romântica, humor negro, intriga policial, biografia romanceada, peça de teatro, uma aventura plena de erotismo e sensualidade, crónica, prosa poética ou, se preferir, poesia tradicional. «Os Vigaristas» comporta todos os géneros literários, desde que os textos ou poemas reflictam, de algum modo, os vigaristas. E cada Autor decide o que vai escrever, a estória que pretende narrar, podendo ser real ou fictícia.

E então, mãos à obra? Falem sobre vigarices que vos sucederam ou descrevam tramas fictícias, podendo ser inspiradas em factos reais. Desentalem o que continua entalado na garganta... denunciem situações vividas através da literatura… construindo ficção baseada na realidade. Redija o seu texto sob a forma de um conto literário. Se preferir, escreva crónica ou poesia. Escreva o que quiser! Mas fale sobre vigaristas e as vigarices que eles protagonizam.

Todos os Autores são bem-vindos, incluindo aqueles que escrevem para a gaveta e nunca ousaram publicar... Eis a oportunidade da vossa estreia literária numa grandiosa obra colectiva!!!... Participem!... Surpreendam-nos!

Leiam o Regulamento e não hesitem em contactar o Coordenador para dissipar qualquer dúvida que porventura possa existir. E bom trabalho!




REGULAMENTO | CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1.   «Os Vigaristas» é um projecto literário integrado na Colecção Sui Generis, organizado e coordenado por Isidro Sousa, que visa seleccionar textos inéditos, escritos na Língua Portuguesa, de Autores Lusófonos, que residam em qualquer parte do Mundo, independentemente das suas raças, crenças, orientações sexuais e identidades de género, para serem publicados num livro. Só se aceitam participações que obedeçam a este Regulamento. A utilização do Acordo Ortográfico é facultativa.

2.   Cada Autor pode apresentar 1 (um) texto em Prosa – sob a forma de Conto ou Crónica – com o mínimo de 1 (uma) e o máximo de 6 (seis) páginas A4. Mas, se o Autor preferir, pode dividir a totalidade de 6 páginas e apresentar 2 textos distintos... por exemplo: um conto com 4 páginas e uma crónica com 2 páginas; ou 2 crónicas ou 2 contos com 3 páginas cada texto. Neste caso, o Autor pode gerir essa divisão como bem entender, desde que a totalidade dos 2 textos não ultrapasse 6 páginas A4. E os textos (revisados pelos Autores) devem ser digitados no Word, Times New Roman, letra tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e parágrafos. Rejeitam-se formatos de apresentação que sejam diferentes do Word.

3.   «Os Vigaristas» contempla também Poesia – o Autor pode participar só com Poesia, apresentando 3 (três) poemas que ocupem, no máximo, 1 página A4 cada um – digitados no Word, nas condições referidas no Ponto 2. (No entanto, se desejar, pode participar com Prosa e com Poesia).

4.   Os contos, crónicas e poemas a serem apresentados devem obedecer ao tema dos vigaristas e conter, como ingredientes preferenciais, qualquer item sugerido no texto introdutório deste Regulamento, ficando o desenvolvimento dos mesmos ao critério dos seus Autores. «Os Vigaristas» não é um projecto erótico, porém, os textos podem conter Erotismo enquanto forma de arte, desde que devidamente enquadrado no contexto.

5.   Os textos devem ter títulos próprios (diferentes do nome da Antologia) e ser enviados para o email letras.suigeneris@gmail.com, com a referência «OS VIGARISTAS» na linha de assunto, até ao dia 30 de Junho de 2016. Os Autores podem assinar os textos com Nome ou Pseudónimo – devem expressar claramente, logo após o título, qual deles e como assinará. Além disso, devem declarar no corpo do email que aceitam as condições do Regulamento (caso contrário, as participações serão desconsideradas) e enviar uma nota biográfica, até 10 linhas, para nosso conhecimento, uma fotografia para fins promocionais, endereço de email e contacto telefónico. O Coordenador reformulará as notas biográficas (para um apêndice no qual constarão os Autores por ordem alfabética) e ignorará qualquer informação de carácter pessoal que as mesmas possam conter (dados pessoais, nomes de familiares, etc); privilegiar-se-á somente, para efeitos de publicação, descrições, gostos ou hobbies do Autor, ano e local de nascimento, localidade onde reside e respectiva obra (participações em projectos colectivos, livros individuais, distinções, trabalhos jornalísticos, etc).

6.   A selecção dos contos, crónicas e poemas será efectuada pelo Organizador e o resultado da selecção será divulgado num prazo máximo de duas semanas, após a data limite para recepção dos trabalhos. Todos os passos efectuados na produção desta obra colectiva (ou eventuais alterações ao Regulamento) serão sempre comunicados aos Autores intervenientes.

7.   Não existe taxa de inscrição. Porém, os Autores seleccionados que cumpram o Ponto 2 (participações em Prosa) deste Regulamento devem adquirir 2 (dois) exemplares da obra finalizada e expressar claramente esta intenção no corpo do email – caso contrário, desconsiderar-se-á a submissão do texto. Os Autores seleccionados que cumpram o Ponto 3 (participações em Poesia) deste Regulamento devem adquirir 1 (um) exemplar da obra finalizada e expressar claramente esta intenção no corpo do email – caso contrário, desconsiderar-se-á a submissão dos poemas. Os Autores seleccionados que cumpram os Ponto 2 e 3 (participações em Prosa e em Poesia) deste Regulamento devem adquirir 3 (três) exemplares da obra finalizada e expressar claramente esta intenção no corpo do email – caso contrário, desconsiderar-se-á a submissão dos textos.

8.   Na Prosa, existe a possibilidade de o Autor ultrapassar o limite de 6 páginas A4 referido no Ponto 2, desde que se comprometa a adquirir (obrigatório!) mais um livro por cada 2 páginas adicionais – até ao limite de 14 (catorze) páginas – mesmo que esse limite seja dividido por 2 textos. Nesse caso, o Autor deverá efectuar um contacto prévio por email, para que este Ponto do Regulamento fique devidamente clarificado.

9.   O PVP (preço de venda ao público) da Antologia será definido após a selecção de textos e paginação do livro, tendo em conta o número de páginas da obra a ser editada. Autores participantes podem adquirir quantos exemplares pretenderem, sempre com desconto de 10% sobre o PVP.

10.       O pagamento dos livros será efectuado, por Transferência Bancária (ou através do sistema Paypal, no caso de autores que residam fora de Portugal), num prazo máximo de duas semanas após a divulgação dos textos seleccionados (indicaremos os dados necessários, por email, a cada um) e os Autores devem enviar ao Coordenador um comprovativo de pagamento para que o mesmo seja validado. Os exemplares adquiridos serão entregues durante a sessão de apresentação da obra finalizada e enviados por CTT, após essa data, a quem não estiver presente no lançamento – aos envios por correio acrescem as despesas dos Correios.

11.       A não liquidação dos respectivos exemplares no prazo estipulado significa incumprimento do Autor e implica a exclusão imediata do(s) seu(s) texto(s), salvo situações excepcionais previamente justificadas. Se não for possível excluir essas participações (por razões de paginação do livro em estado avançado ou já em fase de pré-impressão), o Autor incumpridor fica inibido de participar em quaisquer outros projectos literários organizados para a Colecção Sui Generis até que regularize a situação.

12.       O envio de um texto para o email indicado no Ponto 5 implica (automaticamente) a aceitação de todas as normas deste Regulamento e a autorização dos direitos de publicação na antologia «Os Vigaristas», sem qualquer outra contrapartida além do desconto de 10% nos exemplares adquiridos pelos Autores desta obra colectiva. A cedência de publicação será confirmada com a Transacção Bancária, do valor correspondente à aquisição dos livros, para o IBAN que será posteriormente facultado (ou para a conta Paypal) – não havendo, desse modo, necessidade de preencher qualquer documento formal, excepto a declaração no email (referida no Ponto 5) atestando que aceitam as condições do Regulamento.

13.       «Os Vigaristas» é uma Antologia Sui Generis que será publicada com a chancela EuEdito. As antologias Sui Generis, representadas pelo Organizador, e a editora EuEdito não reservam a exclusividade ou os direitos dos trabalhos editados. Após o lançamento do livro, cada Autor pode utilizar livremente os seus textos noutras publicações que considere pertinentes.

14.       Se porventura se verificar algum tipo de infracção na originalidade, autenticidade e autoria de um texto apresentado, será da exclusiva responsabilidade do respectivo Autor, ficando o Organizador e a Editora isentos de qualquer responsabilidade legal sobre a infracção cometida – nesse caso, o Autor em questão responderá perante a Lei por plágio, cópia indevida ou outro crime relacionado com direitos de autor.

15.       Recomenda-se que os Autores adiram ao grupo «Antologias Sui Generis» no Facebook através do qual o Organizador/Coordenador se manterá em contacto permanente com todos os participantes. Os Autores podem também seguir os blogues e as páginas abaixo indicadas. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, devem contactar por email.

Desde já, estão todos convidados a participar nesta Antologia de Crónicas, Poemas e Contos do Vigário. Esperamos as vossas tramas e poemas sobre os vigaristas… Surpreendam-nos! Sejam bem-vindos... e bom trabalho!



***


OS VIGARISTAS
Uma antologia Sui Generis com a chancela EuEdito
Colecção Sui Generis | Organização e Coordenação: Isidro Sousa
Página Letras Sui Generis https://www.facebook.com/letras.suigeneris 
Blogue Letras Sui Generis http://letras-suigeneris.blogspot.pt
Página Pessoal do Organizador www.facebook.com/isidro.sousa.1
Página Literária do Organizador www.facebook.com/isidro.sousa.2
Blogue De Lírios (do Organizador) http://isidelirios.blogspot.pt



SOBRE O ORGANIZADOR

Isidro Sousa nasceu em 1973, numa aldeia remota das Terras do Demo, e vive em Lisboa. Editou a revista Korpus durante 12 anos (1996/2008), da qual foi o principal fotógrafo e redactor, dirigiu o jornal Púbico (2008/2012) e produz anualmente o guia turístico Lisbon Gay Guide, que se distribui gratuitamente em espaços específicos da comunidade LGBT. Desde 2014, participou em duas dezenas de obras colectivas (Portugal e Brasil) e foi distinguido com o 2º Prémio no 5º Concurso Literário da Papel D’Arroz Editora. Organizou e coordenou várias antologias: «1ª Antologia de Literatura Homoerótica Portuguesa» (com o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa), «A Bíblia dos Pecadores» (primeira antologia Sui Generis cujo lançamento ocorreu no passado dia 13 de Fevereiro) e «Boas Festas» (publicada em Dezembro de 2015 pela Silkskin Editora). Fundou e dirige a Colecção Sui Generis e tem a decorrer, na data presente, outras quatro antologias: «O Beijo do Vampiro» (em fase de produção e edição), «Vendaval de Emoções» (em fase de análise e selecção), «Ninguém Leva a Mal» (submissão de textos até 29 de Fevereiro) e «Sexta-Feira 13» (submissão de textos até 15 de Abril). Tenciona editar brevemente: «De Lírios», uma compilação de textos publicados em várias colectâneas e concursos, «O Pranto do Cisne» (contos homoeróticos) e «Juno e Java» (romance). «Os Vigaristas» é a oitava antologia literária que organiza e coordena, sendo a sexta que integra a Colecção Sui Generis, fundada em Dezembro de 2015.

1 comentário:

  1. O PVP (preço de venda ao público) da Antologia será definido após a selecção de textos e paginação do livro, tendo em conta o número de páginas da obra a ser editada. Autores participantes podem adquirir quantos exemplares pretenderem, sempre com desconto de 10% sobre o PVP, desde que os mesmos sejam adquiridos directamente à Sui Generis.

    (Neste momento, ainda não se pode prever qual será o PVP, no entanto, de acordo com outras Antologias editadas, podemos referir que um livro que ronde 400 páginas – «A Bíblia dos Pecadores», por exemplo – custa cerca de 16 euros para os Autores e um livro que ronde 300 páginas – «O Beijo do Vampiro», por exemplo – custa cerca de 15 euros; se o livro tiver menos páginas, o valor do mesmo será inferior.)

    Esta informação foi incluída no Ponto 9 dos dois últimos Regulamentos publicados (relativos às antologias «Saloios & Caipiras» e «Torrente de Paixões»), mas aplica-se a todas as Antologias Sui Generis. Será incluída em todos os próximos Regulamentos.

    ResponderEliminar